terça-feira, 13 de janeiro de 2009

História do armamento

Todos sabemos que as armas estao presentes na vida humana desde os tempos mais primitivos, os homens das cavarnas ja utilizavam pedras amoladas amarradas a galhos como armas de caça e como forma de se proteger. Com o passar do tempo e a descoberta do metal as armas evoluiram e a pedra e a madeira deram espaço a armas feitas de aço como espadas, adagas, lanças e machados.

A Idade Média foi, em termos bélicos, como um período de grandes desenvolvimentos tecnológicos, essencialmente provindos de dois grandes laboratórios, o
Médio Oriente e a Península Ibérica. As duas zonas, que desde muito cedo se tornaram palcos de violentas batalhas entre mouros e cristãos, fizeram com que a prática, a filosofia, a tecnologia e a própria génese da guerra evoluíssem. Temos que ter consciência que os termos cruzada e jihad surgem nesta época, e embora ambas tenham um significado extremamente semelhante, são dois paradigmas de uma realidade muito peculiar.


Mas nenhuma invensao antes da bomba atomica foi tao importante quando a descoberta da pólvora , pelos chineses, entre os séculos XV e XVI depois de Cristo. A partir daí, a arte da guerra passou por rápidas evoluções. Três séculos depois surgiram as primeiras artilharias de canhões e os primeiros mosquetes. Mas a evolução das armas de fogo não parou por ai.


Um marco na historia das armas de fogo foi a invensao dos Colts (revolveres), criados por volta de 1836 por Samuel Colt. Samuel Colt ganhou sua primeira arma aos 10 anos de idade, e resolveu criar a "arma impossivel", ele queria inventar uma arma que se recarregase sozinha, pois na época dele era presiso recarregar a arma a cada disparo. Existe até uma piada a respeito de Co
lt que diz que: Deus criou o homem, mas foi Colt que os tornou iguais a Deus.
Os Colt armazenam munição em um tambor giratorio que cabe de 5 à 9 balas. Os calibres podem variar muito. O mais "poderoso" projetil para armas desse porte é a .454 Cassul, mais letal do que a famosa .44 Magnum.





Em 1884, surgiu nos Estados Unidos da América a primeira arma automática do mundo, gerando um grande interesse nos círculos militares, pois era capaz de disparar centenas de tiros por minuto. Nascia a primeira metralhadora. As armas ganharam tamanhos, modelos e especificações variadas ao longo dos anos.

As duas grandes guerras mundias foram tambem um marco no avanço tecnologico das armas de fogo. Na Primeira Guerra Mundial as armas que se popularizaram foram as metralhadoras rotatórias e as chegada das pistolas de pente, sendo mais eficientes que os revolveres de tambor. Na Segunda Grande Guerra os fuzis tiveram seu poder de fogo aumentado, tornando-se mais eficiente, pois o fuzil podia disparar até 30 vezes com um unico pente. As sub-metralhadoras alemans,como a MP-40, tambem foram muito utilizadas nas Segunda Guerra.

Além da utilizaçã
o militar, elas ganharam fins esportivos, chegando às olimpíadas, e no dia-a-dia de milhões de pessoas, seja para a caça, seja para a defesa pessoal. Mas tal proximidade levantou questões polêmicas, como, por exemplo, se elas trazem, ou não, segurança para quem as possui. Mas ter ou nao uma arma é um direito de cada um.
Termino esse resumo sobre a historia das armas com uma frase: "...O peso, o Brilho, o aço frio, a precisão, e o Poder... poder de mudar vidas, a Historia...o poder de Deus"







Nenhum comentário:

Postar um comentário