sexta-feira, 22 de maio de 2009

Mesa de Centro feita com disquetes

Esse semestre tivemos um trabalho na matéria de História do Desing que tratava de sustentabilidade. A proposta era fazer um produto que fosse sustentavel de varias formas. A minha ideia e a da minha amiga e colega de faculdade Chris foi em produzir uma mesa de centro feita com garrafas PET, com o tampo feito com disquetes e vidro.

A técinica pra fazer a base com as garrafas é a mesma usada para fazer farias coisas, é bem simples, a base depois de pronta fika como se fosse um puff, ai ao final disso se coloca os disquetes e um vidro por cima para dar um melhor acabamento.





Aqui segue o memorial justificativo da peça.

MEMORIAL JUSTIFICATIVO

A peça foi pensada em ser mais uma opção para o reaproveitamento de materiais, mostrando assim que existem diversas maneiras de prolongar a vida útil de determinados materiais, só basta um pouco de imaginação.

A escolha pelas garrafas PET foi pelo simples fato de serem fáceis de se usar e serem produzidas em grandes quantidades, além da sua resistência e leveza. A estrutura da mesa é feita com cerca de 90 garrafas, um número bem significativo para uma mesa que tem dimensões de 90x50 e cerca de 40 cm de altura.
Já o acabamento com os Disquetes se deve ao fato deles representarem a velocidade com que a tecnologia muda. Os disquetes eram o que havia de mais moderno e prático dispositivo de armazenamento de dados e foi assim por quase 20 anos, até a invenção dos Cds, Dvds e PenDrives, detalhe que mesmo com o surgimento do CD-R o disquete continuou sendo usado e foi utilizado até pouco tempo atrás.
A mesa de centro então seria uma brincadeira/crítica com essa questão, demonstrando que mesmo não sendo usado os disquetes ainda estarão por perto e ganhando novas funções, prolongando assim sua vida e evitando que esse material se perca no meio ambiente, lembrando que o disquete não é só uma peça de plástico, mas sim uma mídia magnética, ou seja, ela leva ferrugem em seu disco, fora outros produtos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário