domingo, 29 de novembro de 2009

Porque Restaurar Moveis Antigos

Como ja sabemos os móveis, apartir de um determinado momento da história, foram muito alem da sua simples funçao utlitaria para uma funçao decorativa, por exemplo: uma cadeira servia somente para a pessoa sentar... hoje ela tambem tem um apelo estético muito grande, seguindo padroes de ergonomia e tendencias mundiais de decoraçao e design. Mas os móveis necessitam de reparos, pois uma casa com moveis quebrados, e que sofreram muita a açao do tempo, acaba compromentendo todo o resto do ambiente. E por esse motivo, a falta de manutençao, e a pressao por novos produtos, fizeram e fazem com que muitas pessoas se desfaçam de peças antigas, móveis de época ou que foram passados de uma geraçao a outra da familia.


O uso de peças e mobiliario antigo nao é uma tendencia passageira, e sim algo que esta enraizado no mercado. Um movel antigo que foi largado nos fundos de casa, jogado aos cupins e condenado ao tempo e o esquecimento, pode, e na minha opiniao "deve", passar por um processo de restauraçao e ocupar o seu devido lugar de destaque na residencia.



Um movel de época bem recuperado e tratado faz muita diferença no visual do ambiente, eu vou até um pouco mais longem e digo que ele pode voltar mesmo nao exercendo sua funçao antiga, sen do assim adiquirindo uma nova funçao que atenda a necessidade do proprietario. Mas logico que esse processo, de preferencia deve ser pensado junta a um profissional de design. Por exemplo: A casa da sua familia é antiga e voce esta restaurando e quer trocar as portas que sao de madeira de lei, mas voce nao quer jogar as portas fora, porque nao as transformar em exclusivas mesas de jantar? As possibilidades sao muitas. Fora que possuir uma peça antiga cumprindo ou nao suas funçoes abituais, é algo que mostra muito estilo e bom gosto.

Aqui um belo exemplo de móvel que voltou a ser utilizado sem cumprir sua funçao inicial que era no caso uma TV.


Entao como uma dica pessoal, quando estiver re-decorando, trocando ou ainda comprando novos móveis, pense em passar em um antiquario, nao presisa ser o antiquario mais caro ou mais conhecido da cidade, uma peça antiga é praticamente um investimento, pois nao perde o valor se for bem cuidade, alias, se for bem cuidada ela só valoriza.


...Bom lógico que comprando uma peça antiga e restaurada voce faz um bem ao planeta e a naturaza agradece...Mas isso acho que é assunto para outro post...

Nenhum comentário:

Postar um comentário