quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Design Automotivo (continuaçao)

Continuando...
Vimos que quando o automóvel começou a ser produzido em escala industrial, Ford T, nao se fazia questao de agregar conforto ao veiculo, o Ford T nao possuia bancos regulaveis e muitas vezes os bancos nem eram estofados, porem com o passar dos anos começou a se ter essa preucuçao, o conforto dentro do veiculo e o visual externo começaram a ser trabalhados e geralmente seguiam conceitos artisticos, social e geograficos (isso mesmo social e geograficos, pois os carros eram diferentes dependendo de que parte do mundo eram produzidos e para quem eram produzidos) e por fim seguiam os conceitos mecanicos e aerodinamicos.


É dificil dizer que um determinado carro pertence a um determinado movimento artisto, mas podemos tantar fazer essa analise em alguns veiculo e chegar a uma conclusao (ou nao).

O modelo Ford T ia contra o maior movimento artistico de sua época, o Art Nouveau, pois era produzido em grande escala e sem nenhum vinculo com as coisas organicas. Ele lembrava mais a art déco. Art déco era uma mistura de varios movimentos do seculo XX, podemos citar alguns:
O construtivismo, cubismo, modernismo, Bauhaus, Art Nouveau e futurismo.
Podemos encaixar o Ford T no cubismo, afinal era um carro basicamente de linhas retas e definidas e a sua carroceria tinha formas retangulares.Slide 22

Mas as influencias do Art déco nos automóveis nao para por ai. Apartir das decadas de 30 até 40 os carros começaram a possuir linhas mais arredondadas lembrando o organico do Art Nouveau, mas elas eram exatas e simétricas o que nao se encaixava com a proposta do estilo. Porem essas linhas arredondadas davam a impressao de velocidade e movimento mesmo o carro estando parado, e essas caracteristicas sao do movimento Futurista que teve inicio 1909.

Na decada de 40 os veiculos incorporam mesmo a Art déco, pois eram vistos como ultra-modernos com linhas elegantes e ao mesmo tempo mais simples.

Na decada de 50 a busca por mais potencia nos veiculos era maior do que a busca por um visual diferente. Os carros continuavam com linhas redondas mas foram aumentando de tamanho e as linhas retas ja começavam a dar as caras.


Em 60 os veiculos mantinha os estilo da decada anterior mudando quase que somente a tacnologia dos carros. Na década de 60 o mundo estava prestes a explodir, a guerra fria ja fazia suas vitimas no Vietina, o rock n roll começava o seu dominio sobre a juventude, surgem movimentos de comportamento como os Hippies e a corrida espacial estava em alta, nao se tinha muito tempo para pensar no visual dos carros, mas os modelos europeus começaram a ficar cada vez mais diferentes dos modelos norte amaricanos. Na europa os carros eram (e ainda sao) menores, o oposto era os enormes e nostalgicos carros americanos. Detalhe que as banheiras americanas foram adotando as formas retangulares ao longo dessa década e a preucupaçao com o interior dos automóveis aumentou.

Repare a diferença entre um carro europeu (Austin Mini) e um norte-americano.


Ja em 70 com a busca por mais potencia nos motores os carros foram estreitando, mas mantendo linhas retas e modernas, nascia entao os muscles cars. Essa catagoria foi muito popular em 70, pois os carros tinham força e visual agressivo.

Em 80 os veiculos estavam em transiçao para os modelos da decada seguinte, era um periodo em que as motadoras estavam procurando um identidade própria e especulavam o mercado, lançamdo carros de varios modelos e preços diferentes. Mas o que dominava o visual dos veiculos eram as linhas ratas, simples e as cores prata, preto, branco e vermelho eram muito usadas. Partes de plastico começaram a ser muito utilizadas nos veiculos.


Apartir de 1990 os carros possuiam linhas retas e visual retangular, mas na mesma decada as linhas arredondadas foram voltando até chegar nos modelos que conhecemos hoje.



Essa foi uma resumida e muito superficial história do Design Automotivo, pois nao tratei de avanços tecnologicos ao longos das decadas. Agora é ver as propostas para o futuro dos veiculos urbanos.
Lembrando que muito do que está escrito é uma opiniao pessoal sobre o assunto.
E respondendo o pergunta que eu acho q ficou no ar desde o inicio: "o que os carros têm haver com Design de Interiores ou Arquitetura e coisas relacionadas a construçao civil?????" .
Resposta: nao muita coisa, a nao ser que estejamos tratando de Trailers ou Home Bus, nao tem muita coisa em comum, mas eu gosto de carros e descidi escrever sobre.

Por falar em Home Bus esse é um bom assunto para um proximo artigo e caminha junto com Design de Interiores.



2 comentários:

  1. Só precisa fazer um cursinho... e olha tem que ser um bom viu...

    até agora não achei as "Ratas" que você citou no texto, você é pioneiro nisto né...?

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  2. A FUMEC de Belo Horizonte, oferece um curso de Design Automotivo e uma das cadeiras é "História do Design Automotivo". Aborda o assunto de forma aprofundada, considerando os traços que influenciaram o automóvel em cada fase.

    Rogério Machado

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