segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Móveis Antigos


Quem gosta de móveis antigos sempre que ve um se pergunta se a peça é legitima ou é uma reproduçao. Lógico que o conseito de móvel antigo é um pouco relativo, para algumas pessoas móveis das decadas de 60/70 sao antigos, para outros os moveis antigos sao os feitos antes de 1860, data em que os moveis começaram a ser industrializados.

Adotando o conseito de que o móvel antigo é aqule fabricado antes da industrializaçao, vamus ver algumas formas de identificar uma peça antiga legitima de uma reproduçao. E nao importa o estilo do móvel, essas dicas servirao para todos, logico que um ou outro estilo tem suas particulariedades, mas vejamos em geral.

A primeira pista é o trabalho de marcenaria. Os móveis industrializados só começaram a ser fabricados por volta de 1860. Se o móvel tiver gavetas, retire uma delas e verifique onde as partes frontal e traseira estão fixadas nas laterais. Se uma dobradiça foi encaixada à mão, os encaixes são poucos e não exatamente iguais. Se o espaçamento e o corte dos encaixes forem precisos, você estará diante de um móvel industrializado. Encaixes feitos à mão quase sempre indicam que a peça foi fabricada antes de 1860. Olhe bem no lado de baixo, nas laterais e na parte traseira.

Se a madeira apresentar entalhes ou cortes, provavelmente foram feitos com alguma espécie de plaina ou corta-chefe. Marcas retas de serra também indicam que a peça é antiga. Se a madeira mostrar marcas circulares ou em forma de arco, foi cortada por uma serra circular, que só começou a ser utilizada por volta de 1860.

Outro indício de que a peça é industrializada é a simetria exata. Nos móveis feitos à mão, travessas, ripas, bilros, embaladeiras e componentes de diâmetros pequenos não são uniformes. Examine essas peças cuidadosamente. Pequenas diferenças de tamanho ou formato não são fáceis de detectar. Uma peça de antigüidade legítima pode não ter o corte perfeito, mas sua reprodução com os mesmos componentes terá porque o corte é feito à máquina.

O acabamento na madeira também pode ajudá-lo a saber em que data a peça foi fabricada. Até a era vitoriana, a goma-laca era o único acabamento claro para superfícies; a laca e o verniz só foram desenvolvidos na metade dos século XIX. O acabamento de qualquer peça fabricada antes de 1860 em geral é goma-laca. Se a peça for muito antiga, talvez tenha óleo, cera ou tinta de caseína. Peças finas antigas, em geral, são acabadas com laca francesa, uma variação da goma-laca. Um acabamento em laca ou verniz indica que aquela peça certamente foi fabricada mais tarde.

Testar o acabamento nem sempre é possível no showroom de um vendedor, mas se possível, identifique o tipo de acabamento da peça antes de comprar. Teste-a em um local discreto com álcool desnaturado. Se o acabamento dissolver, é goma-laca. Se a peça for pintada, teste com amônia. Peças muito antigas podem ter sido acabadas com tinta de caseína, que só pode ser removida com amônia. Se estiver muito suja ou encrostada com cera, limpe primeiro com uma mistura de álcool desnaturado, vinagre branco e querosene, em partes iguais.

A madeira em si é a pista final. Móveis muito antigos, fabricados antes do século XVIII, em geral são feitos de carvalho, mas, a partir desta época, o mogno e a imbuia passaram a ser amplamente utilizados.

Móveis de melhor qualidade podem ser feitos de bordo, carvalho, imbuia, cerejeira ou mogno. Mas pelo fato de sempre as mesmas madeiras serem utilizadas na fabricação de móveis, o trabalho artesanal e o acabamento provavelmente são indicadores mais confiáveis da idade da madeira.

Em alguma outra postagem irei falar como se indentificar armas de fogo antigas, e falar de armas exóticas, como as da foto a baixo. Vamos descobrir de onde veio a inspiraçao para a arma "Big Baby" (arma utilaza por Hellboy no segundo filme).

2 comentários:

  1. Por favor colocar os créditos de nossa loja que vc tirou as fotos , Grato

    S.O.S Móveis antigos
    Cristiano

    ResponderExcluir
  2. Sala de Jantar Estilo Classico SP Artificie Américo Neves 44 tradição (11) 2041-3122 (11) 3498-7089 http://www.americonevescadeiras.com.br/ Moveis Feitos a Mão ,produção Artesanal Limitada.

    Visite nosso Ateliê de Moveis sob Encomenda SP -

    Aqui o cliente tem o prazer de poder personalizar,criar,desenhar,e vivenciar a confecção do seu Movel e a experiência de grandes Mestres Artesãos para executar com eximio um Movel Exclusivo feito para durar para poder se perpetuar por geraçoes e geraçoes.

    O Artificie Américo Neves em 1967 iniciou seu trabalho nas indústrias de móveis, trabalhou em várias empresas adquirindo experiência na fabricação de móveis exclusivos feitos a Mão em Madeira de Lei Nobre.

    Quando em 1980 teve a iniciativa de montar sua própria marcenaria, dedicando todo o seu amor a arte decidiu especializar-se na fabricação de cadeiras para Lojas de Grife de São Paulo.

    Com grande experiência em Marcenaria Artesanal,continuou executando Moveis para Arquitetos de Renome e Designers de Interiores Famosos e mais de 6001 consumidores Final em São Paulo,executando projetos Arquitetura Design Interiores em Casas,Apartamentos de Alto Padrao em SP,mobiliario interno Exclusivo feito por grupo selecto de Artesãos,liderado pelo Artificie Américo Neves que atua a 44 anos em SP.

    Iniciou-se assim uma vastas coleçãode moveis sob encomenda, fazendo réplicas em vários estilos,releituras e reedição de Moveis epoca e assinados e outros de sua própria criação, hoje conta com mais de
    1001 modelos de Moveis,traga seu projeto realizamos sonhos.

    Novo Conceito

    As criações do Ateliê Américo Neves de Design sempre se diferenciaram por apresentar o estilo classico e contemporâneo um mix da tendência do Design Mundial repleto de características e simbolismos humanos que somente o trabalho artesanal proporciona. São móveis feitos à mão,de produção artesanal limitada,com folhas especiais de radicas de madeira,peças com elementos da alfaiataria como o uso do capitonê, dos apliques e bordados, impregnados no design classico,reto e limpo e que fizeram da marca uma das mais importantes do segmento de Moveis de Luxo. Mesmo com a expansão da marca, hoje representado no Brasil todo e também no exterior, o Ateliê Américo Neves conseguiu manter o trabalho de artesãos em sua fábrica. Com a inauguração da nova loja na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, em São Paulo, o designer Diego Neves expandiu o conceito de valorização das peças artesanais e exclusivas para o novo empreendimento. Lá os clientes têm a oportunidade de, sozinhos ou acompanhados por especificadores,ou o proprio Artificie Américo Neves que atua a 44 anos no ramo de Moveis Excluisvos Customizados para as principais Lojas de Grife a tambem terem o seu projeto totalmente personalizado no sentido mais amplo da palavra. "Assim como as pessoas tinham o costume de ir ao alfaiate para fazer seus ternos, agora elas têm a oportunidade de fazer o seu móvel da maneira como deseja, auxiliada por profissionais bem qualificados para atendê-las", explica Anddre NNeves administrador da Empresa.

    Aqui o Cliente tem o prazer de poder personalizar,criar,desenhar,e vivenciar a confecção do seu Movel e a experiência de grandes Mestres Artesãos para executar com eximio um Movel Exclusivo feito para durar para poder se perpetuar por geraçoes e geraçoes.

    Visite Nosso Ateliê em São Paulo.

    http://www.americonevescadeiras.com.br/ Nacional
    http://www.americoneves.com/ Internacional
    http://www.decoravip.blogspot.com/ BLOG

    Anddre NNeves
    (11) 2041-3122 // 3498-7089

    ResponderExcluir